segunda-feira, 29 de abril de 2013

O QUE É ODONTOLOGIA PSICOSSOMÁTICA TRILÓGICA


Odontologia Psicossomática Trilógica
  A Odontologia Psicossomática Trilógica, que é baseada nas descobertas do cientista Norberto R. Keppe e no livro ‘’A Cura Pela Consciência’’ da cientista Cláudia B. de Souza Pacheco, teve seu início em 1982, com Maria Sílvia R. de Almeida, cirurgiã-dentista, especializada na área de odontopediatria. Ela fez um trabalho intitulado ‘’Uma nova Visão das Doenças Bucais’’ e apresentou-o no I Congresso Internacional de Trilogia, em 1983 (Buçaco – Portugal). Maria Sílvia R. de Almeida teve sua palestra publicada na Revista de Psicanálise Integral – Anais do I Congresso Internacional da Trilogia Analítica. Esta foi a primeira publicação sobre Odontologia Psicossomática Trilógica, que teve como chamada o seguinte texto: O aparecimento de cáries não é devido somente a fatores externos, como alimentação, má higiene bucal etc, mas existem fatores internos (psíquicos) que regem a maior ou menor incidência de cáries. Portanto, quanto mais equilibrado e consciente o indivíduo, menor a possibilidade de ocorrência de cáries e doenças gengivais. (ALMEIDA, 1983, p. 145).
  O II Congresso Internacional de Trilogia Analítica ocorreu em 1984 (Nova York – EUA) e as dentistas Márcia F. R. Sgrinhelli, Maria Sílvia R. de Almeida e Heloísa Coelho realizaram uma palestra intitulada ‘’Tooth Decay – A Psychosomatic Disease’’. (Cárie Dentária – Uma Doença Psicossomática) e esta foi apresentada pela Márcia R. F. Sgrinhelli.
  Em 1985, no IV Congresso Internacional de Trilogia Analítica (São Paulo – Brasil), os dentistas Heloísa Coelho e Gilmar Avelino realizaram e apresentaram uma palestra intitulada ‘’Cárie Dentária e doenças periodontais: prevenção e tratamento’’. Com o mesmo tema, Heloísa Coelho escreveu uma apostila que foi publicada em 1987 em Nova York, EUA (Trilogical Research, Inc).
  As três dentistas, M. S. Almeida, M. Sgrinhelli e H. Coelho, continuaram dando palestras sobre Odontologia Psicossomática Trilógica nos Congressos, Simpósios e Fóruns da Trilogia Analítica em vários países (Brasil, EUA, Portugal, Inglaterra, França, Itália, Suécia, Espanha etc). Elas escreviam artigos sobre este assunto, relatando também o sucesso que elas estavam conseguindo nos tratamentos dentários dos clientes que elas atendiam nos seus próprios consultórios. Elas ficaram muito empolgadas com a aplicação da Trilogia Analítica na Odontologia.
            Acompanhando este trabalho da divulgação da Trilogia Analítica internacionalmente, elas moraram e trabalharam nos EUA e em Portugal, além do Brasil.
            Em Nova York (EUA), Márcia F. S. Sgrinhelli e Maria Sílvia R. de Almeida publicaram o livro para colorir ‘’O Dentinho Porcalhão na Fábrica da Mastigação’’ com supervisão de Cláudia B. de Souza Pacheco em inglês[1],  (1988, Proton Publishing House, Inc.). A 2ª edição deste livro foi publicada em Lisboa, Portugal, em português. (1989, Editora Proton).
            Em São Paulo, Márcia R. F. Sgrinhelli e Heloísa Coelho, com a supervisão de Cláudia B. de Souza Pacheco publicaram dois livros: Odontologia do 3º Milênio (Trilógica) vol. I (1998) e vol. II (2005) (Proton Editora).

Márcia R.F. Sgrinhelli e Heloísa Coelho são dentistas formadas pela USP há 30 anos. Orientadas pelos estudos de Psicossomática da Sociedade de Trilogia Analítica, desenvolveram na Europa um trabalho mais de conservação dos dentes naturais e principalmente sobre os fatores psicológicos que incidem nas moléstias bucais.
Mas, especialmente procuraram reconhecer a origem dos males dentais, encontrando-a nos elementos da vida psicológica ---- construindo praticamente uma nova ciência dentro da odontologia. Para verificar isso é só ler os livros Odontologia do 3 Milênio vol. I e II e essa monografia, que são baseados nas suas pesquisas e experiências.
Este trabalho não trata só de ciência odontológica, mas traz uma nova maneira de pensar, que irá orientar o Homem Universal do 3º Milênio. Por este motivo, o leitor se beneficiará duplamente: quanto ao tratamento de seu corpo e principalmente ao seu aspecto mais essencial (o psicológico) que está na base de todo comportamento humano.



[1] ‘’Dirty Little Tooth in the Chewing Factory’’

Nenhum comentário:

Postar um comentário