terça-feira, 23 de abril de 2013

OS REFRIG. E OUTROS ÁCIDOS QUE CORROEM OS DENTES


Os Refrigerantes Tipo Cola e Outros Ácidos que Corroem os Dentes
            “Água Mole em Pedra Dura Tanto Bate Até que Fura”. Imaginem o que acontece com os nossos dentes quando têm contato frequente com ácidos: eles sofrem de erosão (perda de estrutura dental decorrente de um processo químico de dissolução da porção mineralizada dos dentes).
            De acordo com o Prof. Doutor Wilson Garone Filho, os mais erosivos, em ordem decrescente são: vinagre, água aromatizada com limão, suco de laranja, fanta laranja, coca-cola, pepsi light e vinho branco. (GARONE FILHO, W; ABREU e SILVA, V., 2008, p. 107).
            Ácidos são os principais desmineralizantes dos dentes e, por outro lado, a saliva é a maior remineralizadora (protetora) dos dentes. Ela é a principal atuante na remineralização dos dentes porque ela dilui e remove os ácidos através do fluxo salivar, neutraliza os ácidos e fornece cálcio e fosfato. Apesar da saliva ter a capacidade de remineralizar o esmalte, seu efeito tem limites.
             Depois da água, os refrigerantes são as bebidas mais consumidas no mundo. Eles são potencialmente erosivos para os dentes. Entre os refrigerantes os tipo “cola” (que contêm ácido fosfórico) são mais erosivos do que os guaranás. Além disso, os tipo “cola” contêm excesso de fosfato, que prejudica o metabolismo do cálcio, favorecendo a osteoporose.
            A localização preferencial das lesões causadas pelos ácidos de origem externa como o limão, as bebidas esportivas e os refrigerantes tipo cola é a parte da frente dos dentes superiores. Porém, com o uso frequente desses ácidos, todos os dentes podem sofrer de erosão.
            Quanto maior o número de vezes que os dentes entram em contato com ácidos, maior será a erosão total. Isto ocorre porque os primeiros minutos de contato dos ácidos com o esmalte são os mais drásticos.
            Portanto, o ideal é reduzir o consumo de refrigerantes e demais ácidos e, quando tomar os “tipo cola”, usar canudinho (diminui o contato com os dentes) e, esperar, no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes (permitindo a atuação da saliva, para evitar abrasão). Também para evitar abrasão, não consumir alimentos e duros e/ou fibrosos junto ou logo após bebidas erosivas. É claro que as pessoas mais equilibradas têm uma dieta mais saudável, não excedendo em ácidos.


Referência Bibliográfica: GARONE Filho, Wilson; ABREU e SILVA, Valquíria. Lesões Não Cariosas.
São Paulo, Livraria e Editora Santos, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário