quinta-feira, 2 de maio de 2013

AS BACTÉRIAS BUCAIS SÃO ÚTEIS À SAÚDE



As Bactérias Bucais são Úteis e Necessárias à Saúde

Márcia Sgrinhelli e Heloísa Coelho, dentistas psicossomaticistas

Nossa boca é um incrível sistema biológico dinâmico, com uma média de 750 milhões de microrganismos por mililitro de saliva. Apesar de tão imensa quantidade, as diferentes formas de microrganismos convivem em perfeito equilíbrio entre si e com o ser humano.
Esses microrganismos, que habitam regiões como língua, bochecha e dentes, são muito importantes para nós, pois contribuem para a nutrição (através da síntese de vitaminas e início da digestão). Agem na defesa da boca, impedindo a implantação de microrganismos estranhos ao meio. Estimulam a formação de anticorpos e contribuem para o desenvolvimento de órgãos e tecidos.
É aí que está o maior problema dos antissépticos (enxaguatórios): eles foram feitos para destruir as bactérias, que são extremamente úteis ao organismo. O uso constante desses medicamentos pode causar diversos efeitos colaterais, como: alteração do paladar, manchas em dentes e restaurações, irritação e ressecamento da mucosa etc. Pior ainda: um desses antissépticos tem sido considerado como co-cancerígeno (capaz de produzir câncer, juntamente com outros fatores).
O melhor meio de manter a saúde bucal é através do equilíbrio emocional, além de bons hábitos de alimentação e higiene oral. (Jornal Stop nº 66)

Nenhum comentário:

Postar um comentário