quinta-feira, 2 de maio de 2013

EMOÇÕES E DORES DE DENTES



Emoções e Dores de Dentes

Márcia Sgrinhelli e Heloísa Coelho, dentistas psicossomaticistas

R.C., 35 anos, chegou ao nosso consultório queixando-se de fortes dores nos dentes ao tomar líquidos frios; informou também que se achava muito estressado, por estar enfrentando problemas de relacionamento.
Como temos experiência de 30 anos aplicando a Psicanálise Integral na Odontologia, iniciamos um diálogo, mostrando que a reação à dor que a pessoa sente depende principalmente de seu estado emocional. Ou seja, quanto mais estressada estiver, mais dor sentirá. Estados de raiva e medo desencadeiam dores violentas mesmo com pequenos estímulos; além disso, quando estamos mais calmos e receptivos nosso cérebro libera  substâncias chamadas endorfinas, que funcionam como analgésicos naturais, aumentando nossa capacidade de suportar a dor. 
Ao lidar com seus problemas emocionais, R.C. se acalmou e  a recuperação da hipersensibilidade foi bastante rápida e eficaz.
Em nossa prática clínica diária observamos como a aplicação da Psicanálise Integral na Odontologia auxilia os pacientes, observando-se  ótimos resultados no tratamento da hipersensibilidade dentária. (Jornal STOP nº 62)

2 comentários:

  1. E seria possível receitar "endorfina" ao paciente, ao invés de receitar medicamentos tão nocivos como os diclofenacos (sódico e/ou potássico), como paliativo para as dores, e claro, acompanhado de tratamento dentário? Grata!

    ResponderExcluir
  2. E seria possível receitar "endorfina" ao paciente, ao invés de receitar medicamentos tão nocivos como os diclofenacos (sódico e/ou potássico), como paliativo para as dores, e claro, acompanhado de tratamento dentário? Grata!

    ResponderExcluir